quinta-feira, 12 de abril de 2012
Para os casais que gostariam de fazer Missão
Perguntas frequentes sobre missão de casais missionários
1. Gostaríamos como casal de servir missão. Há qualquer limitação e o que devemos fazer?
a) Procure o seu bispo. O bispo e o presidente da estaca devem identificar em espírito de oração os casais de sua unidade que possam ser recomendados para o serviço missionário de tempo integral. O bispo conversa com esses membros e incentiva-os a servir como missionários. Ele os ajuda a preencher os formulários de recomendação para missionários. (MGI p. 106)
b) Os casais que forem recomendados para o serviço missionário de tempo integral não podem mais manter um emprego. Os casais que forem servir longe de casa não podem ter filhos dependentes morando consigo. O bispo e o presidente da estaca devem assegurar-se especialmente de que os casais gozem de boa saúde para servir eficazmente como missionários de tempo integral. (MGI p. 106)
2. Quais condições não qualificam um casal para servir missão de templo integral?
1. Membros que não sejam dignos;
2. Os que teriam de deixar filhos dependentes aos cuidados de outras
pessoas;
3. Casais jovens em idade de ter filhos;
4. Os que são membros da Igreja há menos de um ano;
5. Os que têm dívidas a pagar e não tomaram medidas bem definidas para
solvê-las;
6. Os que estão em liberdade condicional ou suspensão condicional de
pena (sursis);
7. Casais que têm graves problemas conjugais não resolvidos;
8. Os que são HIV positivos. (MGI p. 96)
3. Por quanto tempo um casal pode ser chamado a servir missão de tempo integral?
Os casais geralmente são chamados para servir por 12, 18 ou 24 meses. (MGI p. 96)
Casais com o desejo de servir missão de tempo integral devem ser recomendados ao Departamento Missionário seguindo-se o procedimento normal. (MGI p. 96 e carta da Presidência de Área de 8 junho de 2009)
4. Como casal missionário de tempo integral teremos oportunidade de compartilhar o evangelho com outras pessoas? Receberemos treinamento de como fazê-lo?
Na medida do possível, todos os missionários de tempo integral devem participar do trabalho de compartilhar o evangelho. (MGI p. 107). Exceto casais que servem no Templo e os que venham a servir em tarefas administrativas, os demais receberão treinamento de como compartilhar o evangelho no Centro de Treinamento Missionário em São Paulo. Há um programa de treinamento de 8 dias de duração para esse propósito.
5. Quais as atribuições para missionários de tempo integral mais velhos?
Os missionários de mais idade podem receber o encargo de ajudar a treinar líderes, integrar membros novos e trabalhar com os membros menos ativos. Além desses encargos básicos, os casais missionários de tempo integral e as missionárias com 40 anos ou mais podem receber em sua carta de chamado uma ou mais das seguintes atribuições:
1. Liderança
2. Sistema Educacional da Igreja
3. História da família
4. Serviço humanitário
5. Escritório da missão
6. Escritório administrativo de área
7. Administração de propriedades (patrimônio)
8. Administração de fazendas
9. Assuntos públicos
10. Templos
11. Centros de visitantes e locais históricos
12. Serviço de bem-estar
13. Fundo Perpétuo de Educação
Para atender às necessidades locais, essas atribuições especiais podem ser mudadas, após consultar o departamento da sede da Igreja que supervisiona a atribuição original. (MGI p. 107)
a) Casais missionários para servirem uma missão de proselitismo: Atualmente o custo mínimo mensal é de R$ 1.200,00 e certas missões custam mais. Casais missionários não são auxiliados pelo fundo missionário da Igreja, nem pelo fundo missionário da ala ou estaca. Esse fundo é destinado para apoiar jovens missionários. Entretanto, existe um programa especial destinado para ajudar casais chamados para missões de proselitismo, cuja condição financeira é insuficiente para cobrir totalmente as despesas da missão. A fim de se qualificar para receber essa ajuda, o casal precisa contribuir com recursos próprios e/ou de sua família de no mínimo R$ 600,00 por mês (Carta da Presidência de Área, 8/Jun/09).
b) Casais chamados para servir no Templo em tempo integral: A ajuda que os casais chamados para servir no Templo podem receber é o custo reduzido do alojamento quando servem numa cidade longe de casa.
c) Casais chamados para servir como missionário de serviço: Para esses casais com o desejo de servir, porém sem recursos suficientes ou com tempo limitado, esse serviço tem o mesmo valor e traz satisfação pessoal, enquanto oferece flexibilidade para dedicados membros sob condições limitadas.
7. Teremos alguma ajuda financeira se, como casal, tivermos problemas de saúde enquanto estivermos em missão?
O casais missionários de tempo integral e irmãs de 40 anos ou mais são responsáveis por suas próprias despesas médicas e precisam ter um plano de saúde adequado a seu chamado missionário ou devem utilizar a Previdência Social. (MGI p. 107 com adaptação). São inteiramente responsáveis por suas próprias necessidades médicas, inclusive despesas com dentista e oftalmologista e a compra de medicamentos. (MGI p. 109)
8. Podemos escolher o lugar onde vamos servir?
O casal pode incluir a sua a solicitação de determinado lugar em seu chamado. Seu presidente de estaca deve validar esta solicitação. Entretanto, o casal deve estar preparado para servir em lugares ou designações diferentes do solicitado, lembrando que a decisão final será sempre do Departamento Missionário.
9. Como casal temos o desejo de servir como missionários de serviço. Qual a duração mínima e máxima do chamado? Quantas horas devemos servir por dia?
Os missionários de serviço da Igreja não servem em tempo integral. Servem por pelo menos 8 hs por semana, mas menos do que 32 hs e residem em sua própria casa. São chamados pelo presidente da estaca. Esses chamados normalmente têm a duração de 6 a 24 meses.
Os missionários de serviço da Igreja trabalham para departamentos da
sede da Igreja ou em outros locais no mundo inteiro. As missões de serviço da Igreja podem ser utilizadas como alternativa quando houver membros dignos que não são capazes de servir em uma missão de tempo integral devido a problemas de ordem física, mental ou emocional. (MGI p. 107)
10. Outras dúvidas que os casais que desejam servir missão de tempo integral possam ter:
a) Devemos continuar pagando o dízimo e ofertas ao servir como casal missionário de tempo integral?
Sim
b) Podemos como casal em missão de tempo integral dedicar alguns momentos para por telefone ou internet para cuidar das coisas que deixamos?
Sim
c) As regras da missão de tempo integral permitem contatos com familiares? Podemos receber visitas deles na missão?
Sim
d) Podemos retornar a nossa casa em caso de necessidade? Pode um dos cônjuges ir e o outro não?
Apenas com autorização da Presidência de Área
e) Quem pagará a passagem?
O casal deverá pagar a passagem de ida e volta
Maiores informações poderão ser encontradas na Internet no site:
www.LDS.org.br/casaismissionarios
Perguntas específicas poderão ser encaminhas através do endereço eletrônico:
casaismissionarios@LDSchurch.org
Ou pelo telefone:
(xxx) (11) 3723-3523 / Élder Camargo
nota: informações retiradas do site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias - www.lds.org.br
Marcadores:
Área Missionária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário