terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Técnicas de Comunicação






Este texto é do Guia de Recursos para Casais - Fortalecer o Casamento. Nos ensina algumas excelentes técnicas de como melhorar a nossa comunicação com o nosso cônjuge. Tomar a iniciativa de melhorar, demonstra o seu amor pelo seu cônjuge e toda a sua família. Tem coisa melhor? No início, algumas técnicas podem parecer meio forçadas,mas com o tempo, você as torna habituais e as desenvolve melhor.



Seguem Técnicas:
"Mostrar-se interessado e atencioso quando o cônjuge estiver falando. Demonstre de modo não verbal que se interessa pelo que ele disser mantendo contato visual sem encarar e prestando atenção em vez de mostrar-se distante ou entediado.

Fazer perguntas. Faça perguntas que convidem o cônjuge a exprimir-se, como: “Parece que há algo que o perturba. Gostaria de falar a respeito?”

Ouvir ativamente. Em certos momentos, reformule o que ouvir. Um exemplo: “Vocêestá preocupado por achar que seu chefe não gosta de você”. Ao reformular o que o outrodisse, você demonstra que se interessa e que compreende a mensagem do cônjuge. Caso tenha entendido mal, o cônjuge poderá esclarecer.

Expor as intenções. Ao abordar um assunto difícil, primeiro identifique e exponha suas intenções — o que você quer para o relacionamento, para o cônjuge e para si mesmo.Por exemplo: “Quero que saiba que o amo e que desejo que nos sintamos próximos e capazesde confiar plenamente um no outro”. Ao externar intenções positivas, ajudará o cônjuge a compreender que você está começando a conversa para resolver problemas e fortalecer o relacionamento, não para criticar ou reclamar.

Usar frases na primeira pessoa do singular. Quando estiver aborrecido, faça frases com o pronome “eu” ao externar sentimentos pessoais, em vez de frases cujo sujeito seja o outro, que dão a entender que a culpa é dele. Por exemplo: “Fico chateado quando o aluguel não é pago em dia”, em vez de: “Você é irresponsável e isso me irrita”. As frases com “você” pressupõem julgamento e imputam culpa. Provocam ressentimento e levam o outro a ficar na defensiva.

Concordar com a verdade. Concorde com o que for verdade ao receber críticas ou culpa. Quando você assume a responsabilidade por seus erros, pode acalmar as discussões e aumentar sua credibilidade. Caso negue a verdade, tenderá a intensificar os problemas e se mostrará fraco e culpado.

Elogiar o cônjuge. Os elogios sinceros melhoram a comunicação. Como Gottman
sugeriu, “O fato de relembrar o cônjuge (e você mesmo) que você muito o admira costuma ter um impacto vigoroso e positivo sobre o restante da conversa”.5

Expressar as preferências com clareza. Externe seus desejos e expectativas ao cônjuge. Pode ser que ele não saiba o que você deseja e espera de um relacionamento. Use de bom senso ao falar de suas aspirações; alguns anseios e desejos são inadequados, nocivos ou contrários aos princípios do evangelho."

0 comentários:

Postar um comentário